FUTEBOL AMADOR CADE AS IDÉIAS NOVAS? INOVAR É PRECISO

Futebol amador de Uberaba precisa de algumas mudanças. Começando pela Fórmula de disputa que já se arrasta a muitos anos no mesmo molde. Classificação, mata mata e final.
A liga Uberabense no seus arbitrais sob a presidência de Roberto Fernandes tem dado toda liberdade aos clubes. Sempre é colocado modelos de competições e vence o voto da maioria.

Esse futebol de Uberaba tem alguns números que favorecem algumas equipes. Disputar uma ou duas categorias, já é uma vantagem. Uma equipe que só disputa o amador série A por exemplo que não tem despesa com outra categoria leva uma vantagem imensa. Gasta uma fortuna numa só equipe e tem a possibilidade gigante de ser campeã, ao passo que uma equipe que disputa todas categorias tem que dividir as fatias do montante a ser gasto. 


Eu entendo que já que a arbitragem é paga pelo município, deveria ser obrigatório disputar no mínimo três categorias, e também deixando em regulamento que o WO penalizasse todas as categorias, pois já vi colocarem base sem o mínimo de critério só para constar como participante.
No caso da fórmula, também acho que já é hora de inovar. Quem sabe campeonato em dois turnos, com cada campeão de turno se encontrando na final, isso no amador série A.

O campeonato pela quantidade de partidas mostra momentos diferentes das equipes. Algumas começam favoritas e nem chegam, e outras começam mal e chegam a ser campeãs.
Seria uma forma de dar mais motivação ao campeonato, porque fica claro na montagem dos elencos que já se sabe que dentre cinco ou seis equipes está o futuro campeão, isso visto só pelo investimento. E aquela equipe que não foi bem na primeira fase pode ser melhor na outra fase. ainda estará na briga.

Outra mudança que poderia ocorrer é do uso de jogadores vindo da série B para compor elencos da série A, com limite de quantidade. 
No ano de 2017 todos foram testemunhas da quantidade de craques na série B, que deixaram de enriquecer a serie A. Então poderia se abrir uma exceção para uma quantidade de jogadores, e quem se destacar com certeza tem mercado e o campeonato fica mais atrativo e forte, e infelizmente quem não jogar bem fica só em um campeonato.

Tem mais ainda que poderia mudar que seria de suma importância é de não se ter data limite para inscrição de jogadores junior. Ou seja todo jogador junior do ano poderia ser inscrito a qualquer momento, e isso seria uma renovação natural e ainda daria mais calendário para a molecada que disputa um campeonato de muito rápido e sem muita empolgação na sua categoria.
Um patrocinador que pudesse dar prêmios em valores para os primeiros colocados já se faz necessário, o empresariado da cidade peca nesse quesito.

Roberto Fernandes faz um trabalho que o credencia sem dúvida como melhor presidente da história de nossa cidade, só acho que deveria impor algumas fórmulas novas até para testar algo diferente.
O certo é que na realidade as equipes amadores no geral pensam somente nos seus interesses, e precisavam pensar no coletivo. É certo que as esquipes com maior capacidade de gasto e que disputam uma só categoria levam vantagem, mas futebol é jogado e algumas novas fórmulas e ideias devem ser pensadas e repensadas para melhoria do futebol de Uberaba. 
Algumas vaidades ainda não deixam a coisa fluir, uma pena, mas um dia melhora.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTORIA DO EX JOGADOR, A MURALHA ROGER

SÉRIE HISTORIA DO EX JOGADOR: MANOEL BISPO - MB9

COMEÇA A SÉRIE B, SANTA MARTA EMPATA