UM POUCO ALÉM DO APITO, SELECIONADOS E PREPARADOS

Arbitragem pronta para mais um início de ano no futebol da Liga Uberabense.
Gente chegando, outros saindo, esse é o ciclo natural de qualquer corpo de árbitros e equipes que ano a ano estão nas atividades esportivas, principalmente do futebol.

Hoje com total acompanhamento do Presidente da Liga Roberto Carlos Fernandes, os diretores Paulo e Rogério Gomes dirigem esse time grande de profissionais do apito, inclusive aplicando cursos para aperfeiçoamento da todos.

E  vale ressaltar que é uma atividade que merece ser mais respeitada, muitos ainda não sabem entender que não só o centroavante erra gol, não só o goleiro toma gol, e se isso é normal alguns erros da arbitragem devem ser melhor entendidos. 
O elenco da LUF hoje conta com profissionais de várias áreas, pois nenhum árbitro vive da arbitragem. São administradores, construtores, agentes, professores, vendedores, enfim pessoas que tem um nome a zelar, uma família para cuidar e que hoje por vocação e também para mais um suporte financeiro também apitam jogos. 
(Clique nas fotos para visualizar)

É lógico que em todo lugar temos bons e ruins profissionais, porém os diretores e até o presidente da LUF sempre atentos ouvindo dirigentes e jogadores, além de claro acompanhar várias partidas.
A reclamação é normal, eu que o diga, mas que agressões deixem de acontecer, que a educação esteja em todas as partes, tanto na arbitragem como nos dirigentes e clubes.


Por isso no meu ponto de vista deve ser ter rigor com atletas e dirigentes infratores, e mais ainda um olhar clínico nos árbitros porque infelizmente ele é quem comanda todos jogadores e ainda tem uma responsabilidade grande com torcedores ao seu redor. O torcedor não é bobo, reclama de tudo lógico, mas sabe quando o apito está sendo bem conduzido, se o "juiz" está em cima do lance o jogo está bom.

Eu que acompanho o nosso futebol desde o tempo de árbitros como Zezão, Buriti, Hermínio, Sergio Nunes, vejo que a facilidade que temos hoje de ver jogos de todo mundo e a integração de vez da internet em nossas vidas tem dado condições para um crescimento dos árbitros, coisa que tempos atrás não se tinha, e aquele que quer sempre melhorar tem toda chance de estar vendo tudo que acontece em todos continentes, analisando e aprendendo todo dia.

Hoje Uberaba conta com uma arbitragem muito boa, as vezes a falta de segurança é um empecilho, mas no geral dos últimos anos a média de trabalho tem sido muito produtiva. e creio que este ano a tendência é uma performance muito melhor e no final do ano mais destaques no apito aparecerão.



Falando de árbitro quero lembrar de Célio Bardi, um amigo que fiz na bola, e todas as partidas que ele comandava era incrível a tranquilidade que tinha para deixar o jogador a vontade, malandramente acalmava os comandados ali e sempre com muita alegria conduzia o jogo até o final, infelizmente Célio já não esta mais aqui.


Que possamos ter domingos alegres, que todos saiam e voltem para casa bem, e saber que árbitros são seres humanos e que precisam de todos os envolvidos nos jogos para que possa trabalhar com tranquilidade e mostrar que bola não se ganha no grito e sim jogando bem e fazendo gols.
Boa sorte para galera do apito!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTORIA DO EX JOGADOR, A MURALHA ROGER

SÉRIE HISTORIA DO EX JOGADOR: MANOEL BISPO - MB9

COMEÇA A SÉRIE B, SANTA MARTA EMPATA